Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Açúcar gera receitas anuais de USD 130 milhões

Cerca de 130 milhões de dólares norte-americanos estão a ser gerados, em média anual, por Moçambique, através da exportação do açúcar para a União Europeia, EUA e mercados regionais da África, segundo o Instituto de Promoção das Exportações (IPEX).

De acordo ainda com o IPEX, em 2012, as exportações do mesmo produto renderam cerca de 117 milhões de dólares, com aumentos nos anos subsequentes à medida em que o processo de expansão das áreas de produção e da Terminal de Açúcar a Granel (STAM) do Porto de Maputo atinja a sua plena realização.

Em 2011 as exportações de açúcar realizadas pelas açucareiras de Mafambisse e Marromeu, na província central de Sofala, e Maragra e de Xinavane (Maputo – Sul) renderam a Moçambique USD 91 milhões.

O IPEX garante que a indústria nacional do açúcar, em parceria com outros produtores regionais, já investiu, desde 2001, cerca de USD 11 milhões de dólares na expansão da Terminal de Açúcar a Granel, responsável pelo manuseamento de mais de 400 milhões de toneladas métricas de açúcar, proveniente dos mercados nacional e regional.

O investimento tem vindo a crescer e acaba de ser aprovado um capital adicional de 4,5 milhões de dólares no equipamento de manuseamento da STAM, de acordo igualmente com o IPEX, instituição adstrita ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Os custos locais e serviços suportados pela indústria nas suas exportações através do Porto de Maputo, incluindo a inspecção não intrusiva, ou seja, Scanning, excederam três milhões de dólares, em 2011, aumentando até seis de dólares, em 2015, providenciando receitas e fluxos consideráveis para a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

Refira-se, entretanto, que a indústria açucareira emprega actualmente 36 mil trabalhadores nos períodos de pico da campanha, estimando-se que cerca de 150 mil moçambicanos estejam a depender da indústria do açúcar para a sua subsistência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!