O país teve um saldo de 62 acidentes que resultaram na morte de 43 pessoas entre elas 34 feridos graves e 31 ligeiros durante a semana de 23 a 29 de Abril último a escala nacional.
Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da Polícia, dentre os acidentes registados destacam-se 39 atropelamentos, oito despistes capotamentos, seis choques entre carros, três choques entre carro e moto e quatro quedas de passageiro.
Cossa, que falava no habitual ‘briefing’ semanal à imprensa, fez questão de sublinhar que o excesso de velocidade com 28 casos e a condução em estado de embriagues lideram o quadro das causas dos sinistros.
Durante o período em análise, segundo Cossa, a maioria dos acidentes mortais foram registados durante a noite e a madrugada.
No âmbito da campanha de prevenção contra os acidentes de viação na via publica, Pedro Cossa, disse que foram fiscalizadas no mesmo período, 17.470 viaturas, passadas 3.814 multas e apreendidas 117 viaturas por irregularidades diversas.
A fiscalização apreendeu 441 cartas de condução, das quais 105 pelo facto de os usuários terem acusado excesso de concentração álcool no sangue e deteve 20 indivíduos por condução ilegal.
No capítulo criminal, o balanço policial aponta para o registo de 192 casos dos quais 158 foram esclarecidos o correspondente a uma resposta policial de 82 por cento.
“Destes casos, 122 foram contra propriedades, 59 contra pessoas e 11 contra a ordem e tranquilidade públicas”, disse Cossa.
Dos crimes registado destaque vai para homicídios voluntários, porte ilegal de armas de fogo, ofensas corporais, tentativas de suborno a polícia e falsa qualidade, fazer-se passar por uma identidade que não a da pessoa visada.