Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidentes de viação matam 77 pessoas em Moçambique

Os acidentes de viação registados nas estradas moçambicanas nos últimos dias mataram um total de 77 pessoas, segundo anunciou esta quarta-feira o porta-voz do Comando-Geral da Polícia (PRM), Pedro Cossa. Os 118 acidentes de viação registados também se saldaram em 195 feridos, 104 dos quais em estado grave.

Um dos sinistros responsáveis por essas mortes ocorreu na manhã de hoje no distrito de Moamba, província de Maputo, Sul de Moçambique, envolvendo duas viaturas (ambas) fazendo o trajecto Africa do Sul/ Moçambique que se embateram lateralmente. Na sequência deste embate, uma das viaturas despistou-se e capotou, causando a morte de seis pessoas, quatro feridos graves e avultados danos materiais. “Queremos, uma vez mais, pedir ao público e aos motoristas em geral para que sejam mais responsáveis na via pública”, disse Cossa, afirmando haver motoristas que teimam em conduzir por longas horas mesmo sem se dar tempo para descansar.

As outras vítimas resultaram de acidentes de viação registados na semana de 19 a 25 de Dezembro corrente. A PRM considera as consequências de acidentes de viação como sendo “graves”, sobretudo quando se toma em conta que só na semana anterior, a do Natal, 39 pessoas morreram devido a sinistros do género.

A condução em estado de embriaguez e o excesso de velocidade aliado ao mau estado mecânico das viaturas são apontados como sendo os principais factores dos acidentes de viação. Por isso, as autoridades moçambicanas têm vindo a intensificar as campanhas visando garantir a segurança rodoviária, tendo, só na semana passada, abrangido 14.354 viaturas.

No âmbito dessas campanhas, a PRM deteve um total de 43 indivíduos por prática de crime de condução ilegal. Além disso, as autoridades aplicaram 3.178 multas a diversos condutores por cometimento de irregularidades de diversa ordem. Por outro lado, a Policia e o Instituto Nacional de Viação (INAV) apreenderam 354 cartas de condução por os seus titulares conduzirem com excesso de velocidade e outras 128 por excesso de álcool no organismo, enquanto conduziam.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!