Pelo menos 25 pessoas morreram em Moçambique, na semana passada, em consequência de 46 acidentes de viação registados nesse período.
De acordo com o relatório da Polícia moçambicana (PRM) sobre a situação criminal e acidentes de viação ocorridos na semana passada, estes sinistros também resultaram em 90 feridos, 38 dos quais em estado grave.
O documento indica que pelo menos 27 destes acidentes foram provocados por excesso de velocidade. Contudo, dentre as causas dos sinistros também constam a condução em estado de embriaguez, ultrapassagem irregular, má travessia de peões, entre outras.
Os dados indicam ainda que, com nove mortos, a província de Nampula, Norte do país, é a que registou o maior número de vítimas ao nível do país.
Um dos casos que mais concorreu para essa situação é o acidente que resultou na morte de sete pessoas, seis das quais no local do sinistro, e o ferimento de outras nove, dentre as quais um agente da Polícia de Trânsito (PT), atropelado em pleno serviço.
O acidente em causa envolveu três veículos, sendo um tractor e duas viaturas ligeiras, uma das quais de transporte semicolectivo de passageiros.
O mesmo aconteceu quando o agente da PT ia orientar o tractorista para estacionar melhor, já que estava estacionado numa curva e sem a devida sinalização.
No âmbito das medidas de prevenção de acidentes de viação, as autoridades fiscalizaram um total de 12.591 viaturas, trabalho que resultou na aplicação de 1.451 multas a diversos infractores das regras de trânsito.
Igualmente, a PRM apreendeu 19 viaturas (por apresentarem diversas irregularidades) e 265 cartas de condução pertencentes a motoristas surpreendidos a conduzir em excesso de velocidade.