As autoridades governamentais de Nampula estão a dinamizar o processo de plantio de árvores de fruta e de sombra ao nível das comunidades rurais e urbanas no quadro da Directiva Presidencial “Um Líder-Uma Floresta Comunitária”.
Para o efeito, a direcção provincial para Coordenação da Acção Ambiental tem vindo a sensibilizar os líderes comunitários para a criação de viveiros de mudas, através de técnicas tradionais locais. O programa que prevê, ainda, a criação de, pelo menos, 10 florestas comunitárias em cada um distritos até Março do próximo ano, tem como objectivo promover a disseminação da cultura de plantio de árvores, por forma a contribuir uma melhor manutenção do equilíbrio ecológico terrestre e sequestro do carbono.
Para a materialização do plano, a direcção provincial para a Coordenação da Acção Ambiental está a desenvolver acções de capacitação dos líderes comunitários em matérias sobre as técnicas de prevenção e controlo das queimadas nas suas áreas de jurisdição. O plano envolve acções de sensibilização pública ambiental sobre gestão comunitária, promoção de debates sobre os impactos florestais, criação de clubes ambientais nas escolas.