Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abertos 10 fontenários de água no Posto Administrativo de Quixaxe

O Posto Administrativo de Quixaxe, no distrito de Mogincual, província de Nampula, Norte de Moçambique, conta, desde o último sábado (02), com 10 fontenários que abastecem água às populações das localidades de Rieza, Namtoro, Mutipuane e Namaue.

A montagem daqueles furos de água custou pouco mais de cinco milhões de meticais, um montante disponibilizado pelo Millennium Challenge Account no âmbito do programa água e saneamento.

Ainda há obras de perfuração de mais furos iniciadas no ano passado, das quais 10 estão na fase de acabamento. O seu término está previsto para os meados do ano em curso. Com a sua conclusão, Quixaxe passará a ter 60 fontanários, beneficiando uma média de 500 pessoas.

O chefe do Posto Administrativo de Quixaxe, Faruk Satar, disse que aquelas fontes de água vão melhorar o saneamento do meio, observância das medidas de higiene pessoal e colectiva e as longas distâncias para ter acesso ao preciso líquido.

Entretanto, o problema de falta de água potável ainda prevalece e “constitui motivo de preocupação neste posto, mas à medida que o tempo passa alguma coisa está a melhorar”, disse Faruk Satar.

Refira-se que a vila-sede do Posto Administrativo de Quixaxe conta com seis fontenários, todos em funcionamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!