Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abertos 10 fontenários de água no Posto Administrativo de Quixaxe

O Posto Administrativo de Quixaxe, no distrito de Mogincual, província de Nampula, Norte de Moçambique, conta, desde o último sábado (02), com 10 fontenários que abastecem água às populações das localidades de Rieza, Namtoro, Mutipuane e Namaue.

A montagem daqueles furos de água custou pouco mais de cinco milhões de meticais, um montante disponibilizado pelo Millennium Challenge Account no âmbito do programa água e saneamento.

Ainda há obras de perfuração de mais furos iniciadas no ano passado, das quais 10 estão na fase de acabamento. O seu término está previsto para os meados do ano em curso. Com a sua conclusão, Quixaxe passará a ter 60 fontanários, beneficiando uma média de 500 pessoas.

O chefe do Posto Administrativo de Quixaxe, Faruk Satar, disse que aquelas fontes de água vão melhorar o saneamento do meio, observância das medidas de higiene pessoal e colectiva e as longas distâncias para ter acesso ao preciso líquido.

Entretanto, o problema de falta de água potável ainda prevalece e “constitui motivo de preocupação neste posto, mas à medida que o tempo passa alguma coisa está a melhorar”, disse Faruk Satar.

Refira-se que a vila-sede do Posto Administrativo de Quixaxe conta com seis fontenários, todos em funcionamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!