Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Abacate de Manica será exportado para África do Sul

A província central de Manica deverá começar a produzir, de forma industrial, abacate a partir de 2014 para a sua exportação para África do Sul, segundo fonte competente da empresa Macs-In-Moz, responsável pela iniciativa.

Para o efeito, a firma tem já disponíveis cerca de 200 hectares no distrito de Sussundenga, região com boas condições agro-climáticas para produção industrial daquele tipo de fruta tropical, de acordo ainda com a fonte, realçando que naquela região vão ser plantadas 70 mil mudas de abacate adquiridas recentemente na Índia.

A Macs-In-Moz está há anos envolvida na produção de macadâmia, lichias, pêra-goiaba, banana, pimento e vegetais para abastecer o mercado doméstico e exportação para África do Sul e China.

Uma outra firma sul-africana projecta também exportar macadâmia de Manica para África do Sul e Reino Unido até finais do presente ano de 2013, segundo António Machamele, director provincial da Indústria e Comércio daquela região, lamentando, entretanto, que “por falta de uma fábrica de processamento do produto, em Manica, toda a produção destina-se à exportação”.

O governo provincial está já a preparar uma estratégia de promoção das potencialidades de investimento do mesmo produto, “por Manica oferecer condições naturais e climáticas próprias para o cultivo de macadâmia pelo sector empresarial e mesmo familiar”, salientou Machamele, falando ao Correio da manhã. A macadâmia, recordese, é um fruto utilizado para a produção de chocolates, sorvetes e outros produtos alimentares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!