Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa anuncia aumento de descargas

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no Songo, província de Tete, centro de Moçambique, anunciou, Quinta-feira, que irá proceder a um aumento das descargas da barragem a partir do próximo dia 5 de Dezembro, Segunda-feira.

Um comunicado da HCB refere que este procedimento insere-se no seguimento das actividades normais da gestão da albufeira de Cahora Bassa. Com este aumento de descargas, o caudal efluente, que actualmente é de 2800m3/s, passará para 3500m3/s.

“Este aumento de descargas está associado à necessidade de criação de maior capacidade de encaixe da albufeira, isto é, maior capacidade de retenção das águas, como medida de preparação da barragem para o pico da época chuvosa, que irá ocorrer, entre Janeiro e Março de 2012” – aponta o comunicado.

O documento anota que este aumento de descargas originará uma ligeira subida dos níveis das águas a jusante de Cahora Bassa, mantendo-se porém o rio Zambeze perfeitamente dentro do seu leito normal.

Contudo, a Hidroeléctrica apela no seu comunicado às populações ribeirinhas para retirarem os seus bens de zonas muito próximas do rio, de modo a evitar possíveis perdas que poderão ocorrer devido à prevista ligeira subida do nível das águas, sobretudo em zonas mais baixas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!