A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no Songo, província de Tete, centro de Moçambique, anunciou, Quinta-feira, que irá proceder a um aumento das descargas da barragem a partir do próximo dia 5 de Dezembro, Segunda-feira.
Um comunicado da HCB refere que este procedimento insere-se no seguimento das actividades normais da gestão da albufeira de Cahora Bassa. Com este aumento de descargas, o caudal efluente, que actualmente é de 2800m3/s, passará para 3500m3/s.
“Este aumento de descargas está associado à necessidade de criação de maior capacidade de encaixe da albufeira, isto é, maior capacidade de retenção das águas, como medida de preparação da barragem para o pico da época chuvosa, que irá ocorrer, entre Janeiro e Março de 2012” – aponta o comunicado.
O documento anota que este aumento de descargas originará uma ligeira subida dos níveis das águas a jusante de Cahora Bassa, mantendo-se porém o rio Zambeze perfeitamente dentro do seu leito normal.
Contudo, a Hidroeléctrica apela no seu comunicado às populações ribeirinhas para retirarem os seus bens de zonas muito próximas do rio, de modo a evitar possíveis perdas que poderão ocorrer devido à prevista ligeira subida do nível das águas, sobretudo em zonas mais baixas.