No quadro da assistência ao sector de Educação, o governo nipónico anuncia, esta terça-feira em Maputo, a disponibilização de 1 trilhão de Ienes (10.15 milhões de dólares americanos) para construção de raiz de quatro escolas em Maputo e Gaza, sul do País.
Denominado “Projecto de Construção de Escolas Secundárias”, um comunicado da Embaixada do país do sol nascente refere que este financiamento insere-se no desenvolvimento da Educação e tem o objectivo principal melhorar a situação de escassez de escolas daquele nível, particularmente nas províncias de Maputo e Gaza, sul do País.
“ As quatro escolas secundárias consistem de salas de aulas, blocos administrativos, laboratórios, casas-de-banho e campos desportivos”, lê-se no comunicado que avança que as mesmas serão construídas em Chissano, Bilene-Macia, Manjacaze (em Gaza) e Cóbwè, Machava, Matola, Khongolote e Infulene (em Maputo).
O governo nipónico acredita que, ao conceder o referido apoio, está ajudar a elevar a qualidade a Educação em Moçambique, concretamente, para o seu desenvolvimento socio-económico e, desta forma, contribuir para a redução da pobreza absoluta.