O volume do investimento no sector do turismo na província de Inhambane, sul de Moçambique, atingiu 42 milhões de dólares norte-americanos durante os primeiros seis meses de 2009, representando um crescimento assinalável relativamente a período homólogo de 2008, indicam dados da direcção provincial do Turismo a que a AIM teve acesso.
Segundo os mesmos dados, divulgados domingo findo, no contexto das celebrações do Dia Mundial do Turismo, no período em análise, a direcção provincial do Turismo em Inhambane aprovou um total de 23 novos projectos turísticos, o que representa também um incremento em relação a igual período de 2008. Alguns dos projectos incluem a construção de hotéis de luxo.
Os projectos aprovados já em processo de desenvolvimento ao longo dos cerca de 700 quilómetros da costa de Inhambane possibilitaram a criação de cerca de 320 novos empregos, figurando o sector do turismo na lista dos sectores que mais geraram postos de trabalho. Apesar da presente crise económicofinanceira internacional, o número de turistas que visitaram a província de Inhambane durante o primeiro semestre de 2009 registou um incremento, fixando-se em cerca de 60.300 visitantes.
Inhambane está a investir cerca de oito milhões de dólares na aplicação de um projecto âncora para o desenvolvimento de turismo de alta qualidade, de modo a incrementar a contribuição deste sector para o desenvolvimento do país em geral e da província em particular. Ao longo da costa de Inhambane vêmse empreendimentos turísticos de diferentes níveis, num esforço destinado a desenvolver um turismo de alta qualidade, ou seja, que tenha melhor enquadramento em termos de infra-estruturas e equipamentos modernos, bem como no contexto sócio-ambiental.
Presentemente, a área do turismo em Inhambane tem disponíveis cinco milhões de dólares, um financiamento do Banco Mundial destinado ao desenvolvimento do sector turístico fortemente afectado pela presente crise financeira internacional. O financiamento cobre um período de cinco anos e visa apoiar o empresariado do sector turístico a desenvolver as suas actividades, incluindo a construção e reabilitação de infra-estruturas, algumas das quais haviam sido danificadas pelo temporal que se abateu sobre a costa de Inhambane, no início de 2009.
A disponibilização daquele montante pelo Banco Mundial resultou de esforços realizados pelo Governo moçambicano no sentido de apoiar o desenvolvimento do sector do turismo na província de Inhambane, dotada de um enorme potencial turístico.