O tsunami que varreu na terça-feira os arquipélagos de Samoa e Tonga, no Pacífico Sul, deixou ao menos 118 mortos e numerosos desaparecidos, segundo o último boletim das autoridades, divulgado na manhã de quarta-feira.
A porta-voz do departamento de Segurança da Samoa americana, Betty Ahsoon, informou que o número de mortos no território passou de cinco a 27. Na vizinha Samoa, o tsunami matou 84 pessoas, e Tonga registrou sete óbitos. “Ainda há muitos desaparecidos e 27 mortes confirmadas. No momento, 2.488 pessoas estão instaladas em abrigos”, revelou Ahsoon à AFP.
O arquipélago de Samoa é integrado pelo Estado independente de Samoa, com 219.000 habitantes, e a Samoa Americana, administrada por Washington, com 65.000 habitantes. O tsunami foi provocado por um terremoto de 8 graus, segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), que ocorreu às 06H48 local de terça-feira (14H48 de Brasília), com epicentro localizado quase 200 km ao sudoeste de Ápia, capital da Samoa independente.