Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MEC recebe achados da pesquisa subaquática

A Património Internacional SARL, uma sociedade vocacionada em pesquisa e arqueologia subaquática sob tutela do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), entregou terça-feira, em Maputo, achados das pesquisas arqueológicas feitas em redor da Ilha de Moçambique. O projecto, que teve o seu início em 1999, foi levado a cabo em estreita coordenação com o Estado, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em cumprimento ao exposto no contracto firmado entre as duas entidades.

Esses achados compreendem 14 moedas de ouro, 443,6 gramas de Ouro e 600 moedas de Prata avaliados em cerca de 35.570, 14.259,10 e 120.000,00 Euros, respectivamente. O MEC vai encarregar-se de encaminhar alguns objectos às devidas instituições, neste caso, os Museus da Moeda e de Geologia.

Estes bens náufragos quando foram localizados já tinham sido pilhados, tendo sido recuperados os que se encontravam protegidos por lastros, com a excepção de alguns. A Património Internacional garantiu que este projecto vai trazer uma mais-valia a actividade turística nacional, por garantir a organização de mergulhos turísticos e científicos nos diversos naufrágios localizados, criando deste modo mais um atractivo para o desenvolvimento turístico na Ilha de Moçambique.

O Ministro da Educação e Cultura, Aires Aly, exortou a comunidade académica para se envolver através das instituições de ensino superior em actividades de formação de jovens em arqueologia subaquática. Refira-se que os artefactos serão expostos no Museu da Marinha na Ilha de Moçambique, numa exposição de inauguração oficial daquela instituição a ser dirigida pelo Ministro da Educação e Cultura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!