Os produtores agrícolas dos distritos de Massangena, Chigubo e Chicualacuala, na província de Gaza, Sul de Moçambique, enfrentam problemas relacionados com os elevados custos de produção devido a falta de energia eléctrica. Massangena, Chigubo e Chicualacuala são os únicos distritos de Gaza que ainda não estão ligados à rede nacional de energia eléctrica. O Governo províncial pediu, durante o V Conselho Coordenador do Ministério da Energia, realizado de 3 a 5 do corrente mês, no Posto Administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakazi, a electrificação destes três distritos.
De acordo com a directora da Saúde de Gaza, Nurbai Calú, para além da falta de energia, os camponeses têm dificuldades em obter o diesel para garantir o funcionamento das motobombas. “As populações residentes nos distritos localizados nas bacias do Limpopo e do Save estão a produzir comida, mas enfrentam problemas de escassez de diesel e se houvesse electricidade os problemas de energia para garantir o funcionamento das motobombas estariam resolvidos, assim como os custos de produção baixariam”, disse Calú.
De acordo com a fonte, os problemas de falta de energia não afectam apenas os produtores agrícolas destes três distritos, como também dificultam o funcionamento de algumas instituições públicas e privadas, entre as quais constam as unidades sanitárias e escolas.
A electricidade é um recurso necessário para garantir o desenvolvimento de uma região, bem como o bem-estar da população. A taxa de acesso a energia eléctrica em Moçambique é de 14 por cento, sendo que a maior parte da população não dispõe deste recurso.
Mesmo assim, em relação à expansão da energia, a província de Gaza encontra-se numa posição privilegiada em relação a outras como Niassa e Cabo Delgado, no Norte do país. Em Gaza está em curso a electrificação do distrito de Mabalane, processo que se espera venha a ser concluído ainda este ano. Ao longo deste Quinquénio, que está prestes e terminar, 33.650 novos consumidores foram ligados à rede nacional de energia na província de Gaza.
No que refere a energia solar, nos últimos cinco anos, 662 pessoas da aldeia Mwadjahane, em Mandlakazi, e 12 postos administrativos, nomeadamente Mavue, Zinhane, Saúte, Nhanala, Nalaze, Changanine, Muavaquene, Mazucane, Chibonzane, Maqueze, Godine e vila sede de Chigubo, beneficiaram da instalação de painéis solares.
Neste momento decorre a colocação de painéis solares nas localidades de Ntavene e Pfukwe, no distrito de Mabalane, bem como Mavondze, no distrito de Massingir, cuja conclusão está prevista para este ano.