O Ministério moçambicano do Interior (MINT) realiza, a partir de Quarta-feira, na estancia turística de Bilene, província de Gaza, sul de Moçambique, o seu último Conselho Coordenador do presente quinquénio, tendo em agenda a avaliação da sua eficiência na prestação de serviço público.
O encontro realiza-se sob lema “Por Um Ministério do Interior eficiente na prestação de serviço público”, devendo passar em revista o grau de implementação das actividades programadas para o quinquénio 2004/2009. Assim, segundo um comunicado do MINT recebido hoje pela AIM, o Conselho Coordenador do MINT deverá debruçarse sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Institucional; o ponto de situação sobre o processo de implementação das Reformas e da Estratégia Anti-Corrupcao na instituição e o Balanço Anual do Plano Económico e Social e o Plano Operativo Anual.
A agenda inclui, ainda, um informe sobre a situação do HIV/SIDA no MINT; a Problemática dos acidentes de viação no país e segurança durante o processo eleitoral. O Conselho Coordenador é um órgão consultivo, que se reúne anualmente, em que os membros estabelecem as bases para a implementação do Programa Quinquenal do Governo.
O evento tem lugar na véspera da realização de uma reunião nacional sobre os acidentes de viação, um evento promovido pelo MINT com vista a debater os aspectos que concorrem para o agravamento da situação de sinistralidade nas estradas moçambicanas. Nas últimas semanas, os acidentes de viação provocaram dezenas de mortes em Moçambique, para além de avultados danos materiais.