Pelo menos oito pessoas perderam a vida e outras 16 contraíram ferimentos ligeiros e graves em consequência de dois acidentes de viação ocorridos nos distritos de Ribáuè e Mecubúri, na província de Nampula.
Segundo apurámos, um dos sinistros que matou seis pessoas deu-se na semana passada no troço entre Namiconha e a vila sede de Ribáuè, distrito com o mesmo nome. O acidente envolveu um camião de grande tonelagem e um minibus que transportava passageiros.
Testemunharam contaram que as vítimas morreram no local e os feridos foram socorridos para o Hospital Rural de Ribáuè, onde alguns pacientes ainda se encontram a receber tratamentos médicos. O @Verdade soube que, para além das vítimas humanas houve danos materiais avultados.
O outro incidente, que ceifou a vida de dois cidadãos, ocorreu na noite de terça-feira (28), no troço entre o posto administrativo de Namina, no distrito de Mecubúri, e o povoado de Namale, no distrito de Ribáuè, onde uma viatura despistou-se e capotou.
O excesso de velocidade, a condução sob efeito de álcool e a inobservância das regras de condução são apontadas como sendo as principais causas da tragédia.
Zacarias Nacute, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, confirmou as duas ocorrências, tendo dito que em Ribáuè o motorista do “chapa-100” é uma das vítimas que morreram no local. O condutor do camião encontra-se detido nas celas do Comando Distrital da PRM de Ribáuè.