Na 16ª conversão de pontapés da marca de grande penalidade, Juanfran não falhou e garantiu a classificação do Atlético de Madrid aos quartos de final da Liga dos Campeões da Europa, vencendo nesta terça-feira sobre o PSV Eindhoven por 8 a 7, após tempo regulamentar e prolongamento sem golos, como já havia acontecido na primeira partida, na Holanda.
Esta é a segunda temporada seguida em que o clube da capital espanhola precisa viver a aflição da disputa de penalidades para apurar-se entre os oito melhores do continente. No ano passado, a vítima foi o Bayer Leverkusen, também no estádio Vicente Calderón, como na noite desta tera-feira, mas com bem menos cobranças e placar de 3 a 2.
O grande vilão para o PSV foi o médio-atacante Luciano Narsigh, que errou na terceira série alternada. Na sequência, Juanfran bateu, venceu o guarda-redes holandês Jeroen Zoet, um dos melhores em campo, e garantiu a vaga da equipe “colchonera”.
Antes, disso, Griezmann, Gabi, Koke, Saúl Níguez, Fernando Torres, Giménez e Filipe Luís acertaram para o Atlético. Van Ginkel, Guardado, Propper, Bruma, Moreno, Lestienne e Arias converteram cobranças para o time visitante.
Durante os 120 minutos de jogo, as duas equipes lutaram muito, criaram oportunidades. A equipa da casa, mais qualificada tecnicamente, acabou esbarrando numa muralha de defensores do adversário, que jogou com três defesas, diferente do que fez em toda a temporada.
Ainda que tenha apresentado uma formação mais fechada, a equipe de Eindhoven não “parou o autocarro”, e até conseguiu dar alguns sustos no Atletico, inclusive nos minutos finais do prolongamento, quando fez pressão em busca da classificação sem o drama das cobranças de penáltis.
Agora, resta ao clube madrilenho, esperar o sorteio da próxima sexta-feira, que acontecerá na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, para conhecer o próximo adversário.
Real Madrid, Paris Saint-Germain, Wolfsburg, Benfica e Manchester City são outros classificados. Barcelona e Arsenal, e Bayern de Munique e Juventus são os jogos que definirão nesta quarta-feira, o grupo completo de equipas apuradas para os quartos de final da Liga dos Campeões.