A Itália classificou-se para as finais do Campeonato Europeu de futebol de 2016, ao vencer o Azerbaijão por 3 a 1 neste sábado, garantindo uma das duas vagas de qualificação automática do Grupo H.
Os italianos, vice-campeões do Mundo de 2012, garantiram lugar na fase final na França, mantendo a invencibilidade no grupo, com seis vitórias e três empates em nove partidas. A Itália chegou a 21 pontos, seguida pela Noruega, com 19, e Croácia, em 14.
Eder abriu o placar para os visitantes aos 11 minutos quando recebeu passe de Marco Verratti por trás da defesa do Azerbaijão e tocou para a baliza.
O já eliminado Azerbaijão empatou 20 minutos depois, quando erros cometidos por Giorgio Chiellini e Leonardo Bonucci permitiu que Dmitri Nazarov marcasse.
A Itália recuperou a vantagem dois minutos antes do intervalo, quando uma boa jogada entre Graziano Pelle e Antonio Candreva terminou com a conclusão de Stephan El Shaarawy.
O terceiro golo italiano chegou aos 20 do segundo tempo, quando Matteo Darmian aproveitou uma bola perdida na defesa do Azerbaijão, que terminou a partida com 10 homens após Badavi Hüseynov ser expulso por puxar para trás Sebastian Giovinco.