O Costa do Sol que só conseguiu um empate 1 a 1 diante do HCB do Songo, na abertura da 23ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, vai dormir na liderança este sábado mas pode acabar o fim-de-semana ultrapassado pelo Ferroviário de Maputo que tem apenas dois pontos a menos e neste domingo recebe no seu relvado o Desportivo de Nacala. Na outra partida deste sábado(19) o ENH FC recebeu e derrotou o 1º de Maio de Quelimane por 3 a 0 e isolou-se na quinta posição.
Os locomotivas da capital do país, que entraram para a corrida do título do Moçambola desde que Carlos Manuel assumiu o seu comando, podem passar para a liderança da prova se vencerem Desportivo de Nacala.
Contudo a equipa de Nacala não deverá facilitar a tarefa, venceram na 1ªvolta em casa, e precisam de todos os pontos que faltam disputar para manterem-se no principal campeonato de futebol de Moçambique.
Entre os restantes candidatos ao título, o destaque vai para o dérbi entre o Maxaquene, cada vez mais longe da disputa, e a Liga Desportiva de Maputo, que está a apenas dois pontos de voltar a liderar e sonha fazer o tri.
A equipa de Litos tem alternado o seu desempenho entre derrotas, empates e vitórias, mas tem a seu favor o facto de enfrentar uma equipa tricolor que somou nas últimas cinco jornadas cinco derrotas e continua fragilizada na sua retaguarda, com as ausências do seu guarda-redes e defesa titulares, Simplex e Zabula, respectivamente.
Destaque também para o clássico que vai opor o Ferroviário da Beira ao Desportivo de Maputo, que noutras épocas já decidiu títulos, mas neste domingo apenas os locomotivas do Chiveve podem sonhar com o canecão, uma vez que quatro os separam da liderança. A equipa de Dário Monteiro precisa dos três pontos para sair da zona de despromoção.
Eis as partidas que completam a 23ª jornada neste domingo:
No campo do Ferroviário da Beira – Ferroviário da Beira X Desportivo de Maputo (árbitro Luís Jumisse)
No estádio da Machava – Ferroviário de Maputo X Desportivo de Nacala (árbitro Celestino Gimo)
No campo da Bela Vista – Ferroviário de Nacala X Clube de Chibuto (árbitro Estêvão Matsinhe)
No campo da Afrin na Machava – Maxaquene X Liga Desportiva de Maputo (árbitro Sérgio Rumbane)
No campo Ferroviário de Quelimane – Ferroviário de Quelimane X Ferroviário de Nampula (árbitro Afonso Xavier)