O Barcelona perdeu a chance de encostar no Real Madrid ao empatar por sem golos com o Getafe, num sábado chuvoso, e agora está quatro pontos atrás do líder do Campeonato Espanhol de futebol. O Real viajou para disputar o Mundial de Clubes, no Marrocos, após a goleada por 4 a 1 sobre o Almeria, na sexta-feira, ampliando sua série de vitórias seguidas no Espanhol para 20 partidas.
Enquanto isso, o Barça sofreu diante de um valente Getafe, no Coliseu, nos subúrbios de Madri. Craque do Barça, Lionel Messi não conseguiu converter em golos as poucas chances que teve e continua com 13 no campeonato nesta temporada, embora tenha chegado muito perto de marcar com uma cobrança de falta cheia de efeito que bateu no travessão, aos sete minutos do segundo tempo.
O capitão da Argentina acertou as traves oito vezes no Espanhol, duas vezes mais que o segundo que mais fez isso, o também atacante Karim Benzema, do Real.
O guarda-redes do Barça, Claudio Bravo teve pouco trabalho durante o jogo, mas fez uma defesa soberba ao saltar para a esquerda e defender com a palma da mão o chute de Angel Lafita, aos 33 minutos da primeira etapa.
O Real agora tem 39 pontos em 15 partidas, quatro a mais que o Barcelona, em segundo.
O atual campeão Atlético de Madri pode igualar os 35 pontos do Barça se vencer o Villarreal, em casa, no domingo.