O seleccionador nacional de futebol, João Chissano, tornou pública a lista dos 26 eleitos para os jogos das primeiras duas jornadas do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africanos das Nações (CAN) de futebol que vai ser disputado em 2015 no Marrocos. Os “Mambas” jogam contra a Zâmbia, na condição de visitantes no dia 6 de Setembro, e recebem o Níger em Maputo, no dia 10 de Setembro.
A selecção nacional inicia os seus trabalhos na próxima segunda-feira (01) na capital moçambicana, seguem para um estágio de dois dias na África do Sul e viajam para a cidade zambiana de Ndola no dia 4 de Setembro.
Os “Chipolopolo”, campeões africanos em 2012 e eliminados na primeira fase do CAN de 2013, são a selecção favorita no Grupo F. A Zâmbia, 84º classificado no ranking da FIFA, derrotou Moçambique nos mais recentes confrontos entre as duas selecções.
O Níger parece ser o adversário mais fraco no caminho dos “Mambas”, apesar de haverem disputado a primeira fase do CAN de 2013 e ocuparem a posição a posição 118 no ranking da FIFA, num Grupo onde também está a selecção de Cabo Verde.
Confira os pré-convocados: Milagre, Momed Hagy, Kito, Chico (Liga Muçulmana), Diogo (Ferroviário de Maputo), Miroi, Josemar (Bravos Do Maquis, Angola), Mexer (Rennais, França), Domingues (Mamelodi Sundowns, África do Sul), Jumisse (1º de Agosto), Helder Pelembe (Orlando Pirates, África do Sul), Gelicio Banze (ZFC Meuselwitz, Alemanha), Soarito, Dário Khan, Dito (Costa do Sol), Mario, Maninho (Ferroviario da Beira), Isac (Maxaquene), Clésio (Harrisburg City, EUA), Zainadine Júnior, Reginaldo (Nacional da Madeira, Portugal), Simao (Levante, Espanha), Ricardo Campos (União da Madeira, Portugal), Faizal Bangal (Ascoli Pichio, Itália), Uaferro (Fortuna Koln, Alemanha).
As duas primeiras de cada grupo e a melhor terceira equipa (todos os grupos) qualificam-se para a fase final do CAN previsto para 17 Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015 no Marrocos.