A Polícia da República de Moçambique (PRM) recuperou uma arma de fogo do tipo AKM e quatro munições no povoado de Muaquiua, posto administrativo de Mugeba, distrito de Mocuba, na província da Zambézia, na semana de 18 a 24 de Agosto em curso.
Segundo o comandante distrital da PRM em Mocuba, Filipe Gulete, o material bélico encontrava-se nas mãos de uma quadrilha. Em conexão com esta situação, um indivíduo supostamente pertencente ao bando, que supostamente se dedicava ao assalto a residências e cidadãos na via pública, no distrito de Mocubela (recentemente elevado a esta categoria) com recurso a arma de fogo em causa, encontra-se a ver o sol aos quadradinhos.
Filipe Gulete disse que os outros integrantes da quadrilha estão a monte. Depois de lograrem os seus intentos em Mocubela, os meliantes refugiavam-se nas matas do povoado de Muaquiua, que separa Mocuba do novo distrito.
A Polícia referiu também que na semana passada duas pessoas perderam a vida e outras três contraíram ferimentos graves, em consequência de um acidente de viação do tipo despiste e capotamento no povoado de Muaquiua.