A exportação do açúcar para o mercado da União Europeia aumentou no terceiro trimestre de 2013 em cerca de 43%, face a igual período de 2012, gerando receitas estimadas em cerca de USD 106.9 milhões, segundo o Centro de Promoção Agrícola (CEPAGRI).
A campanha açucareira de 2013 arrancou em Maio último, esperando-se uma produção global de 314.812 toneladas de açúcar e 93.567 toneladas de melaço, até finais do presente ano, segundo a mesma instituição dependente do Ministério da Agricultura.
Com esta produção esperada, Moçambique estará “em boas condições” para satisfazer as necessidades do mercado nacional e com volumes consideráveis de excedentes para exportação, segundo enfatiza o CEPAGRI.
As exportações serão no volume estimado em cerca de 265 mil toneladas do açúcar para a União Europeia onde existem duas opções, nomeadamente, as inseridas no âmbito do acordo dos APEs (Acordos de Parceria Económica) e outras no âmbito da Iniciativa EBA (Tudo Menos Armas).
Frisa-se, entretanto, que a indústria açucareira moçambicana até finais do terceiro trimestre deste ano tinha exportado um total de 177 mil toneladas para aquele mercado, contra 124 mil toneladas do período igual de 2012.