Cerca de 45 milhões de dólares norte-americanos deverão ser aplicados até 2020 para financiar pequenos produtores agrícolas baseados nos Corredores de Desenvolvimento de Maputo e Limpopo.
O valor deverá ser disponibilizado a pequenos produtores de 19 distritos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, no Sul de Moçambique, e visa capacitar e empoderar agentes económicos locais para criação de animais e aumentar a produção de culturas de rendimento procuradas no mercado doméstico e dos restantes países vizinhos da África Austral.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) e está inserida no seu programa de desenvolvimento e modernização do sector agrário dos países em vias de desenvolvi- mento, como Moçambique.
Refira-se que desde o início das suas operações em Moçambique, em 1982, o FIDA aprovou cerca de 10 empréstimos, orçados em pouco mais de 175 milhões de dólares norte-americanos.
O montante corresponde a 1,7% do valor total dos empréstimos concedidos por aquela agência da Organização Nações Unidas (ONU) a nível mundial.