Os campeões nacionais em título, os tricolores, assumiram, neste domingo (12), a liderança do Campeonato Nacional de Futebol, volvidas oito jornadas do certame. O triunfo do Maxaquene foi diante do HCB de Songo no Estádio Nacional do Zimpeto.
Foi um embate em que, em causa, estava a liderança do campeonato com o HCB, à entrada desta ronda, a ocupar a primeira posição com 14 pontos, mais dois que o seu seguidor, o Maxaquene. E no Zimpeto, a equipa de Songo foi a primeira a chegar ao golo volvidos 26 minutos por intermédio de Jacob.
A resposta tricolor demorou e só foi possível no segundo e último minuto de compensação (47), com Betinho a tirar proveito de um ressalto na zona da grande área para desferir um remate fatal.
No reatamento, as duas equipas entraram bastante ofensivas, factor que contribuiu para um bom espectáculo de futebol. Contudo, foi o Maxaquene que chegou ao golo, ao minuto 74, por intermédio do malawiano Chikwepo na sequência de um cruzamento pela direita tirado por Kito. Com o resultado, os tricolores assaltaram o topo da tabela classificativa com 15 pontos, numa troca directa com o HCB que manteve os seus 14.
Eis o quadro completo de resultados da 8ª jornada:
Ferroviário de Nampula 0 – 1 Têxtil de Púnguè
Maxaquene 2 – 1 HCB de Songo
Chingale de Tete 0 – 0 Matchedje
Estrela Vermelha 0 – 0 Liga Muçulmana
Ferroviário da Beira 1 – 1 Costa do Sol
Vilankulo FC 1 – 0 Desportivo de Nacala
Ferroviário de Maputo 1 – 1 Clube de Chibuto