Na décima edição do Festival de Teatro do Inverno, que irá decorrer em Maputo, entre 25 de Maio e 26 de Junho, nem todos os 30 grupos teatrais inscritos poderão participar. A Associação Cultural Girassol – que produz o evento – não tem espaço e tempo para exibir todas as suas peças.
Entretanto, terminou na terça-feira, 30 de Abril, o processo de inscrição para dos grupos de teatro concorrentes a participar na décima edição do evento que terá lugar em Maputo a partir da segunda quinzena de Maio. Sabe-se, porém, que este ano concorreram 30 colectividade de Moçambique, Angola e Brasil, dentre as quais apenas 15 serão seleccionadas.
Para o efeito, durante três dias, alguns profissionais da Associação Cultural Girassol trabalham no sentido de seleccionar os grupos que irão exibir as suas obras na iniciativa. A mesma irá decorrer nos palcos do Teatro Mapiko da Casa Velha, do Teatro Avenida e do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.
O Festival Teatro de Inverno é um evento anual organizado pela Associação Cultural Girassol desde 2004 que tem como objectivo a divulgação das obras teatrais, o intercâmbio, troca de experiências e a capacitação dos actores.