Moçambique reduziu em cerca de 4,5 milhões de dólares norte-americanos a factura de importação de combustíveis, em Março de 2013, transacção que resultou no gasto de perto de USD 86,5 milhões.
Em Fevereiro, o país gastou cerca de 91 milhões de dólares norte-americanos, segundo o Banco de Moçambique (BM). Esta instituição financeira nacional salienta ainda que aquela situação contribuiu para a redução em cerca de USD 94,5 milhões das Reservas Internacionais Líquidas até final de Março de 2013, situadas em pouco mais de USD 2,2 biliões de dólares.
O desgaste das Reservas Internacionais Líquidas foi amortecido pelos desembolsos provenientes de fundos de ajuda externa, sob forma de donativos e entrada de divisas para desenvolvimento de projectos socioeconómicos no país, no montante de USD 43,8 milhões.
Por outro lado, o Banco de Moçambique indica que, em Março passado, registou-se um aumento de circulação de notas e moedas de Metical em 164 milhões de meticais, representando um incremento de 0,7% face ao mês de Fevereiro deste ano de 2013.
Em relação às Reservas Internacionais Brutas, o saldo provisório equivale a 5,3 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais, salienta ainda o banco central moçambicano.