Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique deverá exportar 265 mil toneladas de açúcar em 2013

Moçambique deverá exportar cerca de 265 mil toneladas de açúcar para o mercado da União Europeia (UE) até finais de 2013, segundo o Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI), realçando que o facto vai resultar do provável incremento da produção do recurso em 7%, no presente ano.

Com o aumento, Moçambique poderá produzir perto de 424,9 mil toneladas de açúcar em 2013, de acordo ainda com o CEPAGRI, apontando ainda o crescimento da área produtiva da cana sacarina em três pontos percentuais como outra das razões do incremento previsto.

A situação resulta ainda da aplicação por Moçambique de 4,9 milhões de euros, esforço que se insere no quadro da iniciativa Accompanying Measures for Sugar Protocol Countries (AMSP), visando elevar os níveis produtivos do sector na região, através da capacitação técnica do pessoal que opera na actividade.

Refira-se que, em 2012, Moçambique arrecadou cerca de 126,2 milhões de dólares norte-americanos resultantes da exportação de perto de 243,5 mil toneladas de açúcar para o mercado europeu.

O valor representa um aumento de receitas de exportação de açúcar em 23% face a 2011, período em que os ganhos foram de 91 milhões de dólares norte-americanos, segundo ainda o CEPAGRI.

Entretanto, o consumo de açúcar no mercado moçambicano reduziu em 5% em 2012, situando-se em cerca de 28,2 mil toneladas do produto, segundo ainda o CEPAGRI, justificando que o facto deveu-se à “conjuntura económica doméstica e internacional que afectou a cadeia de comercialização do produto, falta de liquidez no mercado interno e ainda a mudança dos hábitos alimentares da maioria da população moçambicana”, justificou a fonte do CEPAGRI.

No entanto, a fonte indicou que, em 2012, Moçambique não exportou açúcar para os restantes países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) devido à prática de “preços não atractivos na região”.

Moçambique, refira-se, tem uma quota de abastecimento de açúcar aos países da África Austral, estimada em perto de 7,835 toneladas por ano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!