Cerca de 41 pessoas perderam a ida e outras 40 contraíram ferimentos graves, vítimas de acidentes de viação ocorridos durante a semana finda em vários cantos do país.
O excesso de velocidade, associado à condução em estado de embriaguez são as principais causas dos acidentes de viação, que têm estado a dizimar vidas de pessoas inocentes nas estradas moçambicanas.
Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da PRM, durante a semana finda, foram registados 51 acidentes, dos quis 21 tiveram como causa o excesso de velocidade.
“São 41 mortos numa semana. Isso é muito grave. Dos acidentes registados durante o período em análise, 12 são do tipo despiste e capotamento resultantes do excesso de velocidade”, disse.
Por outro lado, Cossa disse que foram registados, durante a semana em análise, 141 casos criminais, contra 144 de igual período do ano anterior, dos quais 118 já foram esclarecidos, o que corresponde a 84 porcento de resposta policial.
Os indiciados são acusados da prática de crimes diversos, dos quais se destacam contra a propriedade, pessoas e a ordem pública, homicídios voluntários, violação de menores, furtos, assaltos entre outros.