Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique conta com mais uma organização estudantil

Foi lançada oficialmente, esta Sexta-feira (6), na cidade de Maputo, mais uma organização estudantil. Trata-se da União Nacional dos Estudantes (UNE) com sede na capital do país.

A cerimónia de lançamento da UNE contou com a presença do vice-ministro da Educação, para quem esta organização deve lutar afincadamente no sentido de promover através dos seus programas uma boa qualidade de educação no país.

Augusto Jone afirmou que o alcance da qualidade de ensino só se consegue com a leitura e empenho de cada um dos estudantes. “É importante que a UNE lute na formação do indivíduo, bem como criar um espaço de interacção entre os diversos sectores da Educação como forma de exigir que haja melhor articulação no seio da classe estudantil”, ajunta.

O vice-ministro da Educação disse que não deve haver discriminação no seio da classe estudantil, sendo que é necessário que haja uma união proactiva que traga possíveis soluções aos problemas com que se debate este sector.

Por seu turno o presidente da União Nacional dos Estudantes, Johnson Olaiynka, disse que a UNE tem como objectivos ampliar o diálogo entre os estudantes moçambicanos e dinamizar a actividade voluntária dos mesmos.

Johnson avançou ainda que os estudantes moçambicanos enfrentam diversas dificuldades, dentre as quais, as diferenças e desigualdade sociais no concernente ao acesso às instituições de ensino, assédio da rapariga, crianças e adolescentes que estudam no curso nocturno.

Mais ainda, a fonte disse que a falta de comprometimento de alguns professores e docentes na construção do homem dotado de conhecimentos e capacidades tem sido um dos grandes problemas que enferma o sector.

O presidente da UNE assevera que “não queremos mais infra-estruturas precárias em que quando chove e faz intempéries os estudantes e alunos são obrigados a interromper as aulas.

A União Nacional dos Estudantes é uma plataforma que conta com pouco mais de 30 Associações de Estudantes, cujo enfoque é interagir nas diversas frentes, defender os interesses e direitos dos estudantes.

Refira-se que entre os dias 12 e 15 de Dezembro próximo a UNE vai realizar o Primeiro Encontro Nacional dos Estudantes e Voluntários, na cidade de Maputo.

Este encontro que vai decorrer sob o lema “Jovens estudantes e voluntários, força motriz do desenvolvimento económico-social de Moçambique”, vai contar com a presença de mais 3 mil estudantes dos ensinos técnico-profissional, secundário e superior para além de outros participantes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!