Cerca de 300 novos empregos foram criados, ao longo do primeiro trimestre de 2012, resultante da aplicação de 1,1 milhão de dólares norte-americanos por unidades industriais de micro e pequena dimensão na cidade de Maputo.
O investimento resultou da entrada em funcionamento de 14 novas unidades industriais de micro e pequena dimensão destinadas à produção de produtos diversos, incluindo papel, bens alimentares e ainda indústrias de panificação e de vestuário, de acordo com Emília Macuácua, da direcção da Indústria e Comércio da Cidade de Maputo.
Em igual período de 2011, aquele departamento licenciou 10 unidades industriais que investiram cerca de 1,5 milhão de dólares norte-americanos, resultando na criação de cerca de 130 novos postos de trabalho, de acordo ainda com aquela fonte, falando ao Correio da manhã.
Já em 2010, o investimento aplicado por aquele tipo de empresas foi de 4,5 milhões de dólares norte-americanos, gerando 500 novos empregos, segundo ainda aquela responsável, justificando a diferença entre os três períodos com o facto de, “a partir de 2011, terem-se registado mais casos de renovação do que de licenciamento de novas firmas daquele ramo industrial”.

