Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique vai manter taxa de juro da FPC nos 15%

O Banco de Moçambique (BM) anunciou que vai manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) nos 15%, no âmbito dos objectivos para 2012 de crescimento do PIB de 7,5% e inflação de 5,6%.

Reunido no Maputo, o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique deliberou “intervir nos mercados interbancários, de modo a assegurar que o saldo da Base Monetária não ultrapasse os 32.670 milhões de meticais no final de Janeiro de 2012”.

Foi igualmente decidido manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD), fixada em 5% e manter inalterado o coeficiente de Reservas Obrigatórias, fixado em 8,5%.

“O Comité de Política Monetária tomou nota, com satisfação, dos principais resultados macroeconómicos alcançados no ano em revista, com destaque para os de inflação e reservas internacionais que são fruto da contribuição das instituições parceiras de gestão macroeconómica, dos agentes económicos e do público em geral na prossecução do objetivo de preservação da estabilidade de preços”, refere um comunicado do BM entregue na Redacção do Correio da manhã.

Segundo o referido comunicado, a taxa de inflação média anual reduziu para 10,35%, contra 12,7% em 2010, tendo sido inferior à meta de 10,8% estabelecida para o último ano.

O documento assinala que em 2011 a moeda nacional, Metical, acumulou ganhos nominais de 17% face ao USD e de 31% relativamente à moeda sul-africana, o Rand.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts