Mais uma cidadã sul-africana foi detida no Aeroporto Internacional de Maputo, transportando entre 250 a 300 gramas de cocaína no interior do estômago.
Trata-se de Nyemwatw M., que, segundo a edição de Quinta-feira do jornal “Notícias”, foi detida pela Polícia moçambicana (PRM), Quinta-feira da semana passada, depois de desembarcar num voo proveniente de Lisboa.
Segundo o chefe da Repartição de Imprensa no Comando-geral da PRM, Raul Freia, até Segunda-feira última, as autoridades haviam extraído cerca de 200 gramas de cocaína do organismo da traficante.
Entretanto, o processo de extracção da droga ainda estava em curso no Hospital Central do Maputo (HCM), uma vez suspeitar-se que ela ainda possuía mais quantidades de droga no estômago.
Nos últimos meses, a cidade de Maputo tornou-se num destino ou rota de trânsito preferido por traficantes de droga, sendo o Aeroporto Internacional de Maputo um dos principais pontos de entrada ou passagem.
Paralelamente, verifica-se um envolvimento crescente de mulheres sul-africanas nesta actividade ilícita. Contudo, na maioria dos casos, os mandantes dos crimes não são encontrados, sendo as “transportadoras” as caras mais visíveis.