A empresa metalúrgica Forjadora está a aplicar, até finais do presente ano de 2011, cerca de 1,1 milhão de dólares norte-americanos em trabalhos de melhoramento da qualidade da produção de artigos metalo-mecânicos com padrões aceites no mercado externo.
O investimento surge do facto de aquela companhia estar a ser assediada por firmas estrangeiras com ramificações no país solicitando produtos como contentores, vedações, atrelados para camiões e tractores e ainda plataformas de transporte de carvão mineral, areias pesadas e outros, segundo Orlando Marques, director-geral da Forjadora, em declarações ao Correio da manhã.
A companhia acaba de receber certificação internacional denominada ISO 9001-2008 devido à excelente qualidade da sua produção, segundo ainda Marques, aludindo a seguir que a mesma empresa do grupo João Ferreira dos Santos (JFS) projecta para 2012 aplicar mais cerca de 500 mil dólares norteamericanos na modernização das suas instalações e responder às “elevadas exigências” de qualidade da sua produção.
O investimento surge em resposta aos apelos do Governo moçambicano visando o aumento da qualidade dos produtos nacionais, “para melhor competirmos no mercado doméstico e da África Austral”, referiu a fonte da Forjadora.
A Forjadora, refira-se, é tida como uma das 100 maiores empresas moçambicanas da edição 2011 da pesquisa da KPMG, divulgada semana passada na cidade do Maputo.