Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa anuncia aumento de descargas

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no Songo, província de Tete, centro de Moçambique, anunciou, Quinta-feira, que irá proceder a um aumento das descargas da barragem a partir do próximo dia 5 de Dezembro, Segunda-feira.

Um comunicado da HCB refere que este procedimento insere-se no seguimento das actividades normais da gestão da albufeira de Cahora Bassa. Com este aumento de descargas, o caudal efluente, que actualmente é de 2800m3/s, passará para 3500m3/s.

“Este aumento de descargas está associado à necessidade de criação de maior capacidade de encaixe da albufeira, isto é, maior capacidade de retenção das águas, como medida de preparação da barragem para o pico da época chuvosa, que irá ocorrer, entre Janeiro e Março de 2012” – aponta o comunicado.

O documento anota que este aumento de descargas originará uma ligeira subida dos níveis das águas a jusante de Cahora Bassa, mantendo-se porém o rio Zambeze perfeitamente dentro do seu leito normal.

Contudo, a Hidroeléctrica apela no seu comunicado às populações ribeirinhas para retirarem os seus bens de zonas muito próximas do rio, de modo a evitar possíveis perdas que poderão ocorrer devido à prevista ligeira subida do nível das águas, sobretudo em zonas mais baixas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!