O Governo moçambicano acaba de solicitar a cooperação do Uganda, Tanzânia, Quénia e África do Sul para a harmonização de estratégias destinadas ao reforço da segurança marítima contra a pirataria no oceano Índico.
A solicitação foi feita durante um encontro dos países membros do Comité Intergovernamental de Transportes Marítimos (ISCOS), realizado há dias na cidade do Maputo.
A iniciativa avançada por Moçambique “visa garantir a entrada e saída de mercadorias da região da África Austral destinada à exportação e importação, exigindo, por isso, uma maior cooperação entre o sector público e privado a nível nacional e internacional contra a pirataria”, segundo Fortunato Albrinho, chefe do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação do Ministério dos Transportes e Comunicações.
Durante a reunião do ISCOS foram debatidos temas como promoção de investimentos, segurança marítima, desenvolvimento económico e uso de boas práticas ambientais no Oceano Índico e ela juntou cerca de 60 especialistas internacionais em matéria de transporte Marítimo.