Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Os nossos campeões do Mundo em hóquei em patins

Os nossos campeões do Mundo em hóquei em patins

Há trinta e três anos que Moçambique participa em campeonatos mundiais de hóquei em patins. A cada dois anos a nossa selecção procura manter-se no grupo A, onde estão as melhores equipas do mundo, e quando desce para o grupo B – já aconteceu em sete ocasiões – o objectivo é alcançar o grupo A.

Porém, este ano na cidade de San Juan, na Argentina, ironicamente na mesma cidade onde em 1978 fizemos a nossa estreia em Mundiais, a história mudou. Não subimos ao pódio mas fomos sem dúvidas a selecção mais gloriosa do 40º Mundial de hóquei em patins.

Arnaldo Queirós, Bruno Pinto, Bruno Pimentel, Dário Mascarenhas, Igor Alves, Carlos Saraiva, Ivan Escludes, José Sigalleti, Spiros Escludes, Arsénio Escludes Júnior, Pedro Nunes e Mário Rodrigues foram estes os moçambicanos que brilharam nas quadras argentinas sendo que apenas duas selecções campeoníssimas do mundo, impediram a nossa ascensão ao olimpo do hóquei.

Primeiro a Espanha, que acabou por vencer o Mundial, impediu-nos de jogar a final, vencendo-nos no prolongamento da meia-final por 4 bolas a 3. Depois não tivemos pernas, nem mesmo sobre os patins, para disputar contra Portugal o terceiro lugar – 2 bolas a 9 foi o resultado do jogo.

Porém, na última partida, para além de mais uma grande actuação do nosso guarda-redes Igor Alves, Carlos Saraiva fez mais dois golos na sua conta pessoal e acabou como um dos melhores marcadores do Mundial, com os mesmos 14 golos do argentino Pablo Alvarez.

Eis a classificação final do 40º Mundial de Hóquei em Patins:

1º Espanha – Campeão Mundial

2º Argentina – Vice-Campeão Mundial

3º Portugal – Medalha de Bronze

4º MOÇAMBIQUE

5º Itália

6º Chile

7º França

8º Brasil

9º Suíça

10º Alemanha

11º Angola

12º Colômbia

13º E.U.A.

14º Holanda – desce ao Grupo “B”

15º Inglaterra – desce ao Grupo “B”

16º África do Sul – desce ao Grupo “B”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!