Os Camarões são os novos campeões africanos de voleibol masculino. Os jovens leões indomáveis souberam ser pacientes e esperar pelo momento certo para atacarem a experiente selecção da Argélia, tendo conquistado o lugar maior do pódio na quadra instalada no pavilhão do Maxaquene, em Maputo.
Os argelinos entraram ao ataque e dispostos a resolverem a final rapidamente. Coesa, a equipa camaronesa fechou bem o seu campo e deu luta desde o primeiro ao último ponto do primeiro set que terminou com a vitória da Argélia por 25 a 23 pontos.
Embalada com a vitória inicial, a selecção Argelina marcou primeiro na abertura do segundo set e alargou a vantagem até 3 pontos. Os Camarões não conseguiam acertar na defesa e, apesar de haverem empatado por duas ocasiões, primeiro a 5 pontos e depois a 20, não suportaram a avalanche atacante argelina e a sua boa defesa que blocava bem e amealhava pontos. Mas, aparentando melhor frescura física, os leões não se deixaram domar e passaram para a frente do marcador vencendo no final do segundo set por 25 a 22.
Os Camarões não entraram bem para o terceiro set, porém começaram a acertar na sua defesa e conseguiram fazer a cambalhota no marcador. A Argélia sentiu a pressão e cometeu alguns erros inocentes aproveitados pelos adversário para se distanciar e confortavelmente vencer o terceiro set, por 17 a 25 pontos.
Galvanizados com a vitória, os Camarões colocaram-se na frente apesar de os argelinos manterem a desvantagem nunca superior a 3 pontos. Foram momentos de muito bom voleibol, a que infelizmente os moçambicanos praticantes da modalidade não puderam assistir, pois não se fizeram presentes no pavilhão do Maxaquene. Mesmo os atletas das nossas selecções, feminina e masculina que mais cedo haviam jogado, poucos presenciarem este belo jogo. Sem nunca se darem por vencidos os argelinos puxaram por toda a sua experiência e venceram o quarto set, por 25 a 21 pontos, levando a decisão para o quinto set.
Os leões indomáveis entraram e marcaram, a vantagem durou pouco e os pontos sucederam-se nos dois lados da quadra. A defesa camaronesa blocava bem e a pressão pesava nas costas dos argelinos que numa série de quatro lances se viram em desvantagem no marcador (5 a 8 pontos). As equipas trocaram de campo mas mesmo assim só se ouvia o rugido dos leões que aumentaram a vantagem para 5 pontos. Nesta altura o pouco público no pavilhão já havia decidido quem eram os seus campeões e, a cada ponto dos camaroneses, entusiasmavam-se ainda mais. Argélia já não tinha mais soluções e acabou por sair derrotada do quinto set por 11 a 15 e do jogo por 3 a 2.
Classificação final do torneio em masculinos:
1. Camarões – MEDALHA DE OURO
2. Argélia – MEDALHA DE PRATA
3. Quénia – MEDALHA DE BRONZE
4. Ruanda
5. Nigéria
6. Seychelles
7. África do Sul
8. Moçambique