Pelo menos 85 pessoas foram mortas na madrugada desta terça-feira durante um raide aéreo lançado pelos aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) contra o bairro residencial de Majar, em Zliten, a 160 quilómetros a leste de Tripoli, anunciou a Agência Líbia de Notícias (JANA).
Segundo a JANA, a maioria das vítimas, membros de 20 famílias, são mulheres, crianças e velhos e várias outras pessoas ficaram feridas em diversos graus. O Comité Popular Geral líbio anunciou esta terça-feira num comunicado três dias de luto nacional.
Por outro lado, a televisão estatal líbia, citando um porta-voz militar, anunciou um bombardeamento da NATO segunda-feira à noite contra o bairro de Fournaj, no sudeste de Tripoli, sem dar mais precisões. Os ataques aéreos contra a Líbia iniciados desde 19 de março último prosseguem sem interrupção desde que o comando das operações foi confiado à NATO a 31 de março último.
Observadores, que esperavam uma pausa durante o mês abençoado do Ramadão iniciado segunda-feira última, notaram que no nono dia do jejum os ataques aéreos da NATO registaram uma intensificação, nomeadamente na capital Tripoli, que sofre de cortes de energia crónicos e de penúrias de produtos alimentares de primeira necessidade.