Uma missão de empresários brasileiros está em Moçambique para explorar oportunidades de negócios em diversas áreas económicas. São cerca de 40 agentes económicos brasileiros que, Sexta-feira última, foram recebidos, em audiência, pelo Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali.
Falando momentos depois do encontro, o Embaixador do Brasil em Moçambique, António José Maria de Sousa e Silva, disse que os empresários brasileiros pretendem manter contactos com a contraparte moçambicana, para possível cooperação em áreas de interesse mútuo.
Segundo o diplomata, as principais áreas de interesse da delegação brasileira incluem a formação profissional, construção, energia, equipamento eléctrico, entre outras.
A vinda dos empresários brasileiros acontece numa altura em que o país se prepara para organizar mais uma edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), sendo esta uma grande oportunidade para a identificação das potencialidades de negócios para as duas partes.
Ano passado, pelo menos 40 empresas brasileiras participaram na FACIM. Para a 47ª edição, que arranca a 29 de Agosto e termina a 4 de Setembro próximo, espera-se uma boa presença do empresariado brasileiro, segundo confirmou o embaixador.
Nos últimos anos, o investimento brasileiro em Moçambique tem vindo a crescer de forma substancial, com destaque para a mineradora Vale, que recebeu concessão para explorar a jazida de carvão mineral na província de Tete, Centro – noroeste do país.