A Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, procede, quinta-feira, em Windhoek, capital da Namíbia, à entrega da Presidência rotativa anual da Comissão dos Ministros do Trabalho e de Assuntos Sociais da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).
Moçambique detinha a presidência desde Abril do ano passado (2010). Um comunicado do Ministério do Trabalho (MITRAB), recebido pela AIM, refere que Moçambique vai entregar a Presidência com satisfação, por ter conseguido dar prosseguimento e concluído muitos projectos que estavam em curso no bloco regional da SADC.
Trata-se de projectos que dizem respeito as áreas da Produtividade, Emprego, Reforço Estrutural da Organização, bem como no domínio de Instrumentos de Regulação de Políticas do Sector do Trabalho, Emprego e Protecção Social.
Em Windhoek já se encontra, desde Domingo passado, uma equipa tripartida moçambicana integrada nas comissões técnicas, composta por Joaquim Siúta, Inspector-Geral do Trabalho, Emídio Mavila, Director-Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP).
A equipa integra ainda Eduardo Chimela, Director do Gabinete de Estudos e Cooperação do MITRAB, Manuela Gemuce, Delegada do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) da Província de Maputo, bem como Sheila Samuel, em representação dos Empregadores (CTA), e Boaventura Mondlane, pela parte dos sindicatos.
Num outro desenvolvimento, o comunicado destaca que, o Secretário Permanente do Ministério do Trabalho, Tomás Bernardino, encontra-se em Luanda, capital angolana, a representar a Ministra do Trabalho na Reunião anual dos Ministros do Trabalho e de Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre até ao próximo dia 30 de Março.