As autoridades provinciais do centro de mobilização e recrutamento para o Serviço Militar Obrigatório (SMO) consideram nos últimos anos a província de Sofala tem estado a registar certo incremento do número de voluntários ao exército. Este cenário contrasta com a realidade noutras províncias, onde o número de voluntários tende a reduzir.
De acordo com o capitão Salvador Vilanculos, do centro de recrutamento em Sofala, a realidade actual nesta província resulta do sucesso das campanhas de mobilização que o centro provincial tem vindo a promover juntos dos jovens, sobre a importância da sua contribuição para a defesa da pátria.
Na sua opinião, cresceu nos últimos anos em Sofala o nível de consciência dos cidadãos, sobretudo dos jovens, sobre a importância da sua participação na defesa da pátria.
Entretanto, essa visão é contrariada por certo sector da sociedade em Sofala, que considera a motivação dos jovens para a sua incorporação no serviço militar obrigatório se deve a factores fundamentalmente associados a conjuntura sócio-económica do país e da província em particular.
Nomeadamente, referem a falta de emprego e ou outras oportunidades como por exemplo de prosseguir os estudos como sendo as principais razões que levam muitos jovens a se interessarem pelo exército.