Sebastian Vettel começou a temporada de 2011 tal como havia terminado a de 2010 – a vencer. O piloto alemão, que já havia estado imparável na qualificação de ontem, confirmou o seu favoritismo e obteve um triunfo fácil numa prova que se revelou bastante interessante com todas as novidades técnicas e regulamentares.
Vettel terminou a prova com 22 segundos de avanço sobre Hamilton, revelando assim a superioridade da Red Bull e do piloto alemão na pista australiana, tendo optado por uma estratégia de duas mudanças de pneu, tal como os outros dois pilotos que o acompanharam no pódio. Lewis Hamilton terminou a prova no segundo lugar, aos comandos do seu McLaren danificado ao nível do fundo plano, enquanto Vitaly Petrov foi uma das figuras da corridas, ao terminar a prova em terceiro, naquele que foi o seu primeiro pódio e, simultaneamente, o primeiro de um piloto russo na Fórmula 1.
O domínio de Vettel começou logo na partida (mesmo sem os Red Bull terem o sistema KERS instalado), tendo logo começado a ampliar a vantagem sobre os pilotos que o seguiam, nesta primeira fase Hamilton e Mark Webber. Daí em diante, Vettel controlou a prova sem problemas, ao passo que atrás as lutas sucediam-se após alguns incidentes entre os outros pilotos.
Fernando Alonso caíra para o nono posto após uma má abordagem à primeira curva, tendo conseguido recuperar até ao quarto posto final, logo na frente de Mark Webber, que nem parecia ter o mesmo carro que o líder da corrida.
Jenson Button ficou o sexto posto, após ter sido penalizado por cortar a chicane numa tentativa de ultrapassagem a Felipe Massa, que foi nono, acabando por perder três posições com uma paragem nas boxes tardia. Na Mercedes, a prova foi para esquecer, pois os seus dois pilotos foram forçados a abandonar: Nico Rosberg por danos no radiador do seu carro e Michael Schumacher devido a um furo lento.
Sauber desqualificados do GP da Austrália
O duo da Sauber, Sergio Perez e Kamui Kobayashi, que obtiveram o sétimo e oitavo lugares no GP da Austrália acabaram por ser desqualificados da corrida, devido a irregularidades técnicas nos dois monolugares, relativas às dimensões da carroçaria.
Com a exclusão dos Sauber, Felipe Massa (Ferrari) passa para sétimo, na frente de Sebastien Buemi (Toro Rosso) e o duo da Force India, Adrian Sutil e Paul di Resta, que assim são promovidos aos lugares pontuáveis.
Classificaçãodo GP da Austrália
1. Vettel Red Bull-Renault
2. Hamilton McLaren-Mercedes
3. Petrov Renault
4. Alonso Ferrari
5. Webber Red Bull-Renault
6. Button McLaren-Mercedes
7. Massa Ferrari
8. Buemi Toro Rosso-Ferrari
9. Sutil Force India-Mercedes
10. Di Resta Force India-Mercedes
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari
12. Heidfeld Renault
13. Trulli Lotus-Renault
14. D’Ambrosio Virgin-Cosworth
Abandonos:
Glock Virgin-Cosworth 50ª volta
Barrichello Williams-Cosworth 49ª volta
Rosberg Mercedes 22ª volta
Kovalainen Lotus-Renault 19ª volta
Schumacher Mercedes 19ª volta
Maldonado Williams-Cosworth 10ª volta
Liuzzi HRT-Cosworth 1ª volta
Karthikeyan HRT-Cosworth 1ª volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1. Vettel 25
2. Hamilton 18
3. Petrov 15
4. Alonso 12
5. Webber 10
6. Button 8
7. Massa 6
8. Buemi 4
9. Sutil 2
10. di Resta 1
Classificação no Mundial de Construtores
1. Red Bull-Renault 35
2. McLaren-Mercedes 26
3. Ferrari 18
4. Renault 15
5. Toro Rosso-Ferrari 4
6. Force India 3