Vinte e quatro horas depois, alguns operadores informais de chapas de matrículas para automóveis espalhados em várias esquinas da cidade, já se queixam de perder clientes em consequência do anúncio do porta-voz do Instituto Nacional de Viação, (INAV) Jorge Muiambo, segundo o qual com a entrada ontem em vigor das novas chapas de matrícula para veículos automóveis e reboques que recebem a inscrição pela primeira vez, não se vai permitir que as matrículas sejam emitidas debaixo do cajueiro.
“A concessionária e as empresas que estampam serão responsabilizadas e fiscalizadas”, disse Muiambo. Dentre outras características consta das novas placas, o emblema da República de Mpçambique e as duas linhas sinuosidiais em forma de água.
As chapas estão a ser emitidas apenas nas cidades de Maputo e Matola, onde para tal operam duas mpresas selccionadas pelo INAV.
Segundo Jorge Muiambo, o processo abrange a cidade de Maputo e Matola, porque junts abrangem dois terços do parque automóvel do país e atingem recordes nas importações anuais.Posteriormente, as matrículas com a nova denominação passarão a ser emitidas também noutras províncias.