Os danos causados pelas chuvas e inundações nas estradas da província de Gaza, Sul de Moçambique, são estimados em cerca de 102 milhões de meticais, o correspondente a aproximadamente 3,3 milhões de dólares americanos. A Administração Nacional de Estradas (ANE) diz que as obras de reparação destes estragos deverão ocorrer em breve de forma a se solucionarem os problemas que a intempérie provocou nas pontes, aquedutos, entre outras infraestruturas.
Igualmente, essas obras visam colmatar danos resultantes de cortes por linhas de água e submersão de plataformas rodoviárias em diversos pontos da província.
O Director Provincial das Obras Públicas e Habitação em Gaza, José Mahumane, disse ao “Noticias” que o investimento deverá ser aplicado na construção de uma ponte de betão armado ao longo da Estrada Nacional 222, entre os distritos de Chicualacuala e Chigubo.
Ainda no mesmo troço deverão ocorrer acções destinadas a solucionar o problema do arrastamento de solos nos acessos de um dos aquedutos, através do aumento da área de vazão.
Entretanto, enquanto se aguarda pelos fundos para a realização da maioria das obras, alguns trabalhos de melhoramento das vias estão em curso entre Mohambe e Maqueze, no distrito de Chibuto. Além disso, estão também em curso a manutenção periódica em diversas rodovias afectadas pelas recentes inundações.
“Gostaria de referir que concluímos já o levantamento das necessidades para a execução dos trabalhos que já foram reportados à ANECentral para a disponibilização de fundos. Assumimos, igualmente, como medidas cautelares, a instrução de empreiteiros para intervir no âmbito da emergência”, disse Mahumane.