Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Central termoeléctrica de Benga na fase final

O projecto da central termoeléctrica na região de Benga, província central Tete, entrou na sua fase final esperando-se que a produção de energia inicie entre 2013 e 2014, conforme o preconizado no calendário.

Segundo fontes da ‘Riversdale Mining, Lda.,’ a concessionária das minas de carvão de Benga e proponente do projecto da central termoeléctrica, o investimento inicial avaliado em 1,25 bilião de dólares americanos está na fase avançada e tem um forte apoio do governo.

A mesmas fontes, citadas pela edição de terça-feira do ‘Noticias’, afirmam que já foi celebrado um memorando de entendimento com um consumidor industrial de energia e está em fase adiantada a introdução de um parceiro estratégico para participar no projecto.

Numa primeira fase, a central de Benga deverá produzir entre 500 e 600 MW de energia, que será seguida por uma expansão até 2000 MW, em consonância com o projecto de Linha de Transporte (Projecto de Espinha Dorsal de Energia), que ligará o centro e o sul de Moçambique.

A energia da primeira fase será distribuída através da rede nacional de transporte, com uma porção a ser consumida pelos projectos mineiros de Benga e de Zambeze da Riversdale.

A central térmica será abastecida pelo carvão da mina de Benga que está actualmente em desenvolvimento e que estará a produzir o seu primeiro carvão no terceiro trimestre deste ano.

Presente em Moçambique desde 2006, a Riversdale encontra-se envolvida em várias frentes, mas a mais importante é a de Benga, com reservas estimadas em 4,4 biliões de toneladas, prevendo-se uma extracção de até 22 milhões de toneladas de carvão mineral por ano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!