Indivíduos ainda desconhecidos agrediram, Sexta-feira, o líder comunitário de Maniquinique, distrito de Chibuto, província de Gaza, Sul de Moçambique, alegadamente porque ele é feiticeiro.
Além deste acto de agressão, os indivíduos ainda a monte também destruíram por completo a casa do líder comunitário em causa, segundo o portavoz do Comando da Polícia moçambicana (PRM) na província de Gaza, Isaltino Mavie.
A vítima destes actos é tida pela população local como sendo um feiticeiro e proprietário de um crocodilo que tem vindo a ceifar vidas humanas naquela comunidade, segundo escreve o jornal “Diário de Moçambique”.
“Quando estes indivíduos se fizeram a casa do líder comunitário, destruíram a sua residência, agrediram-no mas sem lhe causar ferimentos, graças a pronta intervenção da Polícia”, disse Mavie.
Quando se aperceberam da chegada da Polícia ao local, os supostos criminosos puseram-se em fuga, encontrando-se até hoje em parte incerta.
A Polícia diz estar a trabalhar no sentido de neutralizar os malfeitores, mas também apela a população para passar a reportar os casos de crime ou de suspeita aos órgãos competentes em administração da justiça e não enveredar por práticas da justiça pelas próprias mãos.
Refira-se que a zona onde reside o líder comunitário agredido é atravessada pelo Limpopo, um dos rios com uma elevada população de crocodilos que têm estado a semear pânico nas comunidades ribeirinhas.
O caso mais recente reportado em Gaza ocorreu no distrito de Guijá, onde um menor morreu e outro ficou gravemente ferido, vítimas de ataques por crocodilos quando se encontravam a tomar banho no rio.
Ainda em Gaza, um jovem encontrase hospitalizado no Hospital Distrital de Chóckwè na sequência de ferimentos provocados por crocodilos do mesmo rio.