Estimativas preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) indicam que a economia moçambicana registou, entre os meses de Junho a Setembro, um crescimento de 7,4%, comparativamente ao mesmo período de 2009, o correspondente a uma desaceleração de 1,4%, face ao registado no segundo trimestre do mesmo ano.
Aquele nível de desempenho da actividade económica é atribuído ao sector primário que cresceu 8,5% com maior destaque para o ramo agropecuário com 8,8% de contribuição, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O sector terciário cresceu, por seu turno, em 6,5% impulsionado pelos Serviços de Comércio e Reparação e os dos Transportes e Comunicações que, individualmente, cresceram em 6,3% e 4,6%, respectivamente.
A Agricultura, com um peso de 22%, é o sector que mais contribuiu na economia moçambicana com 31%, o que representa uma diminuição de 9%, enquanto a Indústria Transformadora contribuiu com 12%, contra os ramos de prestação de Serviços de Comércio e Reparação e o dos Transportes e Comunicações tiveram uma contribuição para o PIB na ordem dos 11%.
De referir que no primeiro semestre de 2010 a actividade económica medida pela produção global registou um crescimento de 7,2%, perspectivando- se o alcance da meta planificada para todo o ano corrente de 7,4%.