Empresas chinesas querem pesquisar e prospectar minerais tais como calcário, argila e ouro em Moçambique. Tais empresas já solicitaram ao Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) licenças para a pesquisa e prospecção destes minerais.
Segundo a agência de notícias Macauhub, as empresas “Africa Great Wall Cement Manufacturer” e a “China – Mozambique Cement & Development Company” já submeteram os seus pedidos.
A “China – Mozambique Cement & Development Company” solicitou ao MIREM licença para pesquisa e prospecção de calcário no distrito de Buzi, província de Sofala, no Centro do país.
Enquanto isso, a empresa “Africa Great Wall Cement Manufacturer” pretende fazer a prospecção de argila no distrito de Magude, na província de Maputo, Sul de Moçambique.
Por seu turno, a empresa Sogecoa Moçambique solicitou licenças para prospecção de ouro nos distritos de Chifunde e Gorongosa, nas províncias de Tete e Sofala, também no Centro de Moçambique.
A China International Fund e a SPI criaram a CIF-Moz empresa que efectua a pesquisa de argila e ferro naqueles distritos.
Os trabalhos efectuados pela CIFMoz concluiram que existem condições para a instalação de uma fábrica de cimento no distrito de Matutuíne, num investimento de cerca de 35 milhões de dólares.