O Ministro da Energia, Salvador Namburete, empossou na segunda-feira, em Maputo, a nova directora Nacional dos Combustíveis, que substitui no cargo, Iolanda Cintura, nomeada para Ministra da Mulher e Acção Social.
Trata-se de Felisbela da Conceição do Rosário Sávio Cunhete, engenheira Química de formação, que exercia, no Ministério da Energia, a função de chefe de departamento de Aprovisionamento e Preços. Na ocasião, Namburete falou dos desafios do sector, consubstanciados na estratégia de energia, e respectivo plano estratégico 2009-2013.
O Ministro apontou como desafios estimular o consumo do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) para cozinha dadas as características menos poluentes e as potencialidades para a sua produção no país, participar na promoção da importação, montagem e distribuição no país de viaturas equipadas com motores Flexfuel para utilização simultânea de combustíveis fósseis e biocombustíveis; entre outros.
A tomada de posse da nova directora nacional de combustíveis foi testemunhada pelo Vice-Ministro da Energia, Jaime Himede, os presidentes dos conselhos de administração da Electricidade de Moçambique e da Petromoc, Manuel Cuambe e Mateus Kathupa, respectivamente, e ainda os membros do Conselho Consultivo do Ministério da Energia.